domingo, 26 de abril de 2009

CÁLCIO



Em casos de osteopenia, osteoporose, gestação e amamentação, as necessidades de cálcio aumentam.
Para que o cálcio seja absorvido e se deposite nos ossos, é necessário uma alimentação rica em cereais integrais, frutas, verduras e legumes que forneçam quantidades adequadas de zinco, manganês, silica, boro, estroncio, cobre, magnésio, vitaminas e ácido fólico.
É importante evitar o sedentarismo e a falta de sol.
O cálcio melhor assimilado é o dos vegetais. Daniel Reid em seu livro "O Tao da saúde", expressa: " a couve crua (couve-flor), por exemplo, proporciona muito mais cálcio assimilável que qualquer quantidade de leite pasteurizado ou seus derivados, como yogurtes, queijos e todos os demais produtos lácteos desnaturalizados"
SÉSAMO (GERGELIM) -"Sesamum indicum"
Manteiga (tahini) : ingredientes: 12 a 15 colheres de sésamo integral; 1colher de sal marinho (yin-yang); agua filtrada ou mineral, quantidade necessária. (Silvana Ridner) Tostar levemente separado o sal e as sementes em um recipiente sem nenhuma gordura, até que o sésamo desprenda um odor agradável. Retirar do fogo. Processar juntos ainda quentes e adicionar água até obter uma consistência cremosa. Deixar esfriar e guardar em frasco de vidro na geladeira. Duração : dois a três dias. Uso: para untar pão integral, bolachas.
Gomásio: Os ingredientes e o procedimento são iguais aos da manteiga, sem adicionar água. Guardar em frasco de vidro, até 15 dias na geladeira. Uso: em cereais, sopas e pures.
As sementes de sésamo, também chamadas de gergelim, têm uma grande riqueza de gorduras insaturadas (cerca de 50%), o que as torna particularmente benéficas para a prevenção das doenças cardiovasculares e diminuição do colesterol.Existem dois tipos principais de sementes de sésamo: as brancas e as pretas. As primeiras são utilizadas na medicina tradicional chinesa para lubrificar o coração, o fígado, os rins, o pâncreas e os pulmões, e ajudam também a tratar a prisão de ventre. As segundas têm propriedades semelhantes, mas um pouco mais fracas. A sua riqueza em vitamina E (que é uma vitamina lipossolúvel e sensível ao calor), também as torna de grande interesse nutricional.Uma colher de sopa de sementes de sésamo fornece cerca de 15% das necessidades diárias de cálcio, tornando estas sementes de numa fonte de potencial importância para os vegetarianos. São ainda ricas em proteínas, ferro, niacina, magnésio e ácido fólico. Uma dose de 50 g de sementes de sésamo tem a quantidade diária de ácido fólico necessária à alimentação da mulher. Estas sementes podem ser utilizadas cruas ou torradas, para enfeitar saladas, como podem ser adicionadas aos cereais, ou misturadas na massa de bolos ou pão.Tradicionalmente são utilizadas no Médio Oriente para fazer um creme com uma textura semelhante à manteiga de amendoim. O creme chama-se tahini, ou tahina, e é constituído essencialmente por sementes de sésamo torradas e posteriormente moídas. Adicionada ao grão-de-bico transforma-se num puré chamado hummus.
Valor nutricional de 100 g:*598 calorias *20 g de proteínas *7 g de gorduras saturadas *21 g de gorduras monoinsaturadas *24 g de gorduras polinsaturadas *7,9 g de fibra *670 mg de cálcio

Um comentário:

  1. Boa trde!

    Gostaria de saber qual quantidade preciso colocar no meu sheik para suprir minhas necessidades diarias de calcio ja que tenho 58 anos.
    E-mail - marjorie2@oi.com.br

    Muito obrigada pela atenção

    Marlene NB

    ResponderExcluir