segunda-feira, 6 de abril de 2009

A HOMEOPATIA NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS EPIDEMICAS

Homeopatia nas Epidemias

Organon parágrafo 101 "Pode ocorrer que no primeiro caso de um mal epidêmico que seja notado pelo médico, este não tenha imediatamente um quadro completo de sua natureza, visto ser sòmente mediante criteriosa observação de cada um desses males coletivos que êle pode se familiarizar com a totalidade de seus sinais e sintomas. O médico que observa cuidadosamente pode, contudo, pelo exame de seu primeiro ou segundo paciente, aproximar-se muitas vezes tanto do conhecimento do verdadeiro estado do mal, de modo a ter na sua mente um quadro característico dele - e obter êxito em achar um remédio conveniente, homeopàticamente adaptado."
Organon parágrafo 102 "... os sintomas mais especiais e marcados, peculiares a apenas algumas doenças e de ocorrência mais rara, pelo menos na mesma combinação, sobressaem e constituem o que há de característico na doença
(*)As vítimas da epidemia certamente contraíram a doença da mesma fonte, e sofreram portanto, da mesma doença; mas toda a extensão de tal epidemia e a totalidade de seus sintomas (o seu conhecimento essencial para permitir-nos a escolha do remédio homeopático mais conveniente para esta série de sintomas...)
(*)O médico que,nos primeiros casos, já tenha podido escolher um remédio que se aproxime do específico homeopático, poderá, nos casos subsequentes, verificar a segurança do remédio escolhido...
Homeopatia e profilaxia
Organon parágrafo 33 - ....os agentes morbíficos possuem um poder apenas subordinado e limitado, as força medicinais, porém, possuem um poder que sobrepujam aqueles de longe em mudar morbidamente o estado de saúde do homem.
...no ano 1801, quando a escarlatina lisa de Sydenham atacava quase sem exceção todas as crianças que dela escaparam em epidemia anterior; em epidemia semelhante a que testemunhei em Konigslutter, ao contrário, todas as crianças que tomaram a tempo uma pequeníssima dose de beladona não foram atacadas por esse mal infantil altamente contagioso. Se os medicamentos podem proteger de alguma doença que esteja grassando, esses devem ter poder de afetar nossa força vital de modo superior.
A homeopatia, desenvolveu três métodos de homeo-profilaxia que são:
1) o tratamento com os remédios constitucionais visando equilibrar a energia vital e o consequente aumento da resistência às doenças infecciosas.
2) o remédio do gênio epidêmico e
3) o uso dos nosódios.
Testemunho de grandes homeopatas
Em "Cause and Prevencion of Scarlet Fever" (1801)Hahnemann sugeriu que Beladona pode ser usada para prevenir a febre escarlatina.
Em Cause and Prevention of the Asiatic Cholera (1831) Hahnemann afirma que o uso de Cuprum 30C previne a Cólera .
In 1833 Dr. Hering escreve que Psorinum previne uma infestação de sarna (Stapf, arch. xii, 3). Kent escreve que Tuberculinum nosódio tem o potencial de prevenir TB infecção em pessoas predispostas.
William Boericke escreve no "Pocket Manuel of Homoeopathic Materia Medica" que Baptisia tem o poder profilático sobre a febre tifóide.
O método do gênio epidêmico é o melhor método para encontrar o remédio preventivo e evitar novas infecções.
Para doenças infecciosas que tem um caráter mais fixo, há certos específicos que tem uso comprovado por vários anos. Por exemplo Lathyrus Sativus é conhecido por prevenir poliomielite; Chelidonium por prevenir Hepatites; China e Natrum Muriaticum por prevenir Malária; Cuprum por prevenir cólera; Crotalus Horridus por prevenir Febre Amarela; Eupatorium Perfoliatum por prevenir Dengue.

Referência: www.simillimum.com/education/little-library/case-management/pedh/article.php - 107k

Nenhum comentário:

Postar um comentário