quarta-feira, 1 de abril de 2009

A HOMEOPATIA NO BRASIL



Os primeiros resquícios do movimento homeopático no Brasil, haviam surgido na Bahia, em 1818 quando Antônio Ferreira França deu conhecimento da doutrina de Hahnemann à Faculdade Médico Cirurgica desse estado. Em 1836 era apresentada à Faculdade de Medicina por Frederico Emílio John, estudante da Universidade de Leipzig, que se transferira para o Rio de Janeiro, a primeira tese sôbre a homeopatia - "Exposição da doutrina homeopática".
Em 1840, chegava ao Rio de Janeiro Bento Mure, para ser o verdadeiro iniciador da Ciência de Hahnemann em nossa terra. Tem a seu lado, para enfrentar os inimigos das doses infinitesimais, João Vicente Martins. Mais tarde, o Dr. José da Gama e Castro, médico português, redator do "Jornal do Comércio", publicou uma série de artigos de propaganda da homeopatia, lembrando ao povo brasileiro, a presença do Dr. Mure.
Data de 1842, a criação do Instituto Homeopático do Brasil, por iniciativa de Bento Mure e Vicente José Lisboa, outro divulgador da homeopatia. Fundada por esse Instituto de acordo com a lei de 3 de outubro de 1844, aparecia a primeira escola para o ensino oficial da homeopatia. Pouco tempo durou essa escola, devido à discórdia entre seus dirigentes. Teve também duração efêmera a Academia Médico Homeopática do Brasil que a substituiu.
Mais tarde, Saturnino Soares de Meireles, notabilizou-se como adepto da doutrina de Hahnemann em uma série de artigos publicados nas colunas do "Jornal do Comércio", sob o título "Paralelo entre a Homeopatia ea Alopatia". A ele devemos a fundação do Instituto Hahnemanniano Fluminense, que em 1879 passou a denominar-se Instituto Hahnemanniano do Brasil.

Referencia: CARDOSO, Leontina - Licinio Cardoso seu Pensamento, sua Obra sua Vida Ed. Souza RJ 1952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário