segunda-feira, 27 de abril de 2009

MITOLOGIA GREGA - ASCLÉPIO OU ESCULÁPIO



Asclépio ou o Esculápio dos latinos, é o héroi e o deus da medicina. Filho de Apolo. As lendas relativas a seu nascimento variam. A mais conhecida é a versão de Píndaro. Conta que Apolo havia amado a Coronide que concebeu um filho, mas durante a gestação, Coronide cedeu ao amor de um mortal. Advertido, Apolo deu morte à infiel e no momento em que seu corpo era colocado sobre a pira para ser queimado, o deus arrancou do seu ventre o menino ainda vivo. Tal foi o nascimento de Asclépio. Foi confiado por seu pai ao centauro Quirón, que lhe ensinou a medicina.
Ràpidamente, o jovem adquiriu uma grande habilidade nesta arte, até o extremo de descobrir a maneira de ressuscitar aos mortos. Efetivamente, havia recebido de Atenas o sangue vertido das veias da Górgona; enquanto o do lado esquerdo havia espalhado um veneno violento, o sangue do lado direito era salutar e Asclépio sabia utilizá-lo para devolver a vida aos mortos. As Górgonas eram mulheres monstruosas. A górgona Medusa teve papel destacado na mitologia grega. Seus cabelos eram de serpentes, seus dentes eram enormes, suas garras eram de bronze e tinha asas de ouro que lhe permitiam voar, seus olhos lançavam chispas e seu olhar convertia em pedra aqueles que a olhassem.
Zeus diante dessas ressureições, temendo que Asclépio revertesse a ordem do mundo, o matou com um raio. Depois de sua morte, Asclépio foi transformado em constelação.
Os atributos de Asclépio eram serpentes enroladas em um bastão, coroas de louro, uma cabra ou um cão.
Atribui-se-lhe dois filhos, os médicos: Podalirio e Machaon. O culto a Asclépio se estabeleceu principalmente no Peloponeso, onde se desenvolveu uma verdadeira escola de medicina, cujas práticas eram sobretudo mágicas. Esta arte era praticada pelos Asclepíades. O mais célebre é Hipócrates, (470-377aC) que nasceu em Cós, foi o fundador da ciência grega da medicina. Para Hipócrates, a proteção mais importante da doença era a moderação e uma vida sã. O natural é uma pessoa estar sã. Cuando surge uma doença, é porque a natureza descarrilhou devido a um desequilíbrio físico ou psíquico. A receita para estar são é a moderação, a harmonia e uma mente sã em um corpo são. Assim, enuncia o conceito da "vis medicatrix naturae" que junto à "lei dos semelhantes" influiram no pensamento do Dr. Samuel Hahnemann.
Oráculo de Esculápio
Havia numerosos oráculos de Esculápio, mas o mais célebre era o de Epidauro. Ali os enfermos procuravam respostas e a cura para suas enfermidades, dormindo no templo.Pelas descricões, é de se deduzir que o tratamento aplicado àqueles doentes constituia o que hoje se chama magnetismo animal ou mesmerismo. As serpentes eram consagradas a Esculápio, provàvelmente devido à superstição de que aqueles animais têm a faculdade de readquirir a juventude, mudando de pele.
O culto de Esculápio foi introduzido em Roma por ocasião de uma grande epidemia, quando se enviou uma embaixada ao templo de Epidauro para implorar a ajuda do deus. Esculápio mostrou-se propício e, quando o navio voltou, acompanhou-o sob a forma de uma serpente. Chegando ao Tibre, a serpente desceu do navio e tomou posse de uma ilha no rio, onde foi erguido um templo ao deus.
BULFINCH, Thomas- O Livro de Ouro da Mitologia, ed.Tecnoprint, 1965.

Um comentário:

  1. Tenho aqui at the office este belo quadro de Epidauro(R.Thon)"Cada noche,durantemilanos(500A.C.a500D.C.)peregrinosenfermosyafligidos acudiam a los templos griegos de Aslclepio.Buscavam cuacionyconsejo por medio de visitas,durante su sueno,de este antigo dios de la medicina"Salve Asclepio!cuja constelaçao deve ter salvo meu amigo Thomas, o Alquimista,da morte pelo raio que queimou a varinha, e RÁ! o iluminou! incumbindo-o da nobre tarefa,à qual tb estou destinada a dar continuidade,com a graça de Zeus! uma grande Responsa-habilidade,for sure!

    ResponderExcluir