quarta-feira, 20 de abril de 2011

HAHNEMANN - Medicamentos Vegetais

A Matéria Medica Pura de Hahnemann contem mais medicamentos do reino Vegetal e apenas 12 foram considerados antipsóricos. Nas Doenças Crônicas os medicamentos do reino mineral predominam.
Abaixo a lista dos medicamentos do reino vegetal – em negrito e sublinhado os antipsóricos.

1.Anacardiaceae: Anacardium. Rhus-tox. Drosearaceae: Drosera.
2. Cannabaceae: cannabis.
3. Compositae: Arnica. Chamomilla. Cina. Taraxacum.
4. Cormophyta: Lycopodium. Cupressaceae: Thuja. Aristolochiaceae: Asarum.
5. Cucurbitaceae: Bryionia. Colocynthis. Caprifoliaceae: Sambucus.
6. Ericaceae: Ledum. Apocynaceae: Oleander.
7. Euphorbiaceae: Euphorbia. Zygophyllaceae: Guaiacum. Lauraceae:Camphora.
8. Liliiflorae – Hyacinthaceae: Squilla. Melanthiaceae: Veratrum. Smilacaceae: zarzaparrilla.
9. Loganiaceae: Ignatia. Nux vomica. Spigelia.
10. Menyanthaceae: Menyanthes Rubiaceae: China. Coffea. Ipecacuanha.
11. Papaveraceae: Chelidonium. Opium. Polygonaceae: Rheum.
12. Primulaceae: Cyclamen. Menispermaceae: Cocculus.
13. Ranunculaceae: Aconitum. Clematis. Helleborus. Pulsatilla. Staphisagria.
14. Rutaceae: Angustura. Ruta.
15. Solanaceae: Belladona. Capsicum. Dulcamara. Hyoscyamus. Stramonium.
16. Thymelaeaceae: Mezereum. Scrophulariaceae: digitalis. Euphrasia. Verbascum.
17. Umbelliferae; Cicuta. Conium.

Fonte: Materia Médica do GEHSH

terça-feira, 19 de abril de 2011

Óleo de planta ajuda a recuperar movimentos de vítimas de AVC


O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como 'Bastão do Imperador' e muito utilizada na fabricação de colônias para o candomblé, tem ação relaxante que ajuda na recuperação de pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa.
A descoberta, feita em Sergipe pela fisioterapeuta Edna Aragão Farias Cândido durante a conclusão do doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), já gerou patentes nacional e internacional.
Edna Aragão, que desenvolveu pesquisas no Centro de Fisioterapia da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), avaliou quase mil grupos musculares e acompanhou 75 pacientes. Todos recobraram os movimentos. O caso mais significativo é o do lutador de jiu-jitsu sergipano João Alberto Alves, 31 anos.
*Segundo a pesquisa, o óleo ajuda a recuperar músculos de pacientes com AVC
Em 2007, Alves sofreu um acidente vascular encefálico após cirurgia para retirada da glândula tireoide. "Eu era independente e, de uma hora para outra, me vi precisando de ajuda para fazer tudo. Foi muito difícil", afirma o lutador que sequer levantava da cama, mas hoje usa o andador com facilidade e faz exercícios físicos.
Em uma situação patológica, por falta de controle do sistema nervoso central, os impulsos nervosos vindos da medula para o músculo ficam acentuados, causando espasticidade (espasmos) e, ao mesmo tempo, paralisia muscular. Em sua tese, a pesquisadora mostrou que o óleo atua nos canais de cálcio, responsáveis pela contração muscular. O excesso de cálcio promove a tensão do músculo. Sua normalização permite que o músculo contraia e relaxe normalmente, o que gera energia para novos movimentos.
A pesquisa desenvolvida em Sergipe despertou o interesse da Hebron, fabricante de fitoterápicos com sede em Recife (PE) e relações comerciais em países como Estados Unidos, Cuba, África do Sul, Portugal e Áustria. A empresa cultivou a planta, forneceu matéria-prima para o tratamento dos pacientes sergipanos e financiou equipamentos para a avaliação dos resultados.
Foram investidos cerca de R$ 30 mil que renderam patentes nacional e internacional à empresa pernambucana e ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), centro de laboratórios instalado em Aracaju, onde Edna Aragão realizou os estudos sobre a ação da Alpinia.
O próximo passo da Hebron e do ITP é conseguir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para industrializar e comercializar o óleo essencial. A expectativa é que isso aconteça em 2012.
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/03/12/oleo-de...





__._

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Homeopatia em Santa Maria RS - Farmácia Homeopática SOUZA MARQUES


Uma família dedicada à Homeopatia.
No dia 8 de março de 1926 o Sr. João da Fontoura e Souza fundou nesta cidade a Farmácia Homeopática Cruz Vermelha.
Em 1937 formou-se na 4ª turma da Faculdade de Farmácia de Santa Maria – RS. Após 37 anos dedicação aos postulados da medicina Hahnemanniana veio à falecer aos 63 anos Diversos descendentes seguiram-lhe os passos, entre eles:
- Dr. Denizard da Silva e Souza, médico, formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro com especialização em homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano da mesma Faculdade;
- Dra. Florina Souza Pinto, médica, especialista em homeopatia pela FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo) - IBEHE (Centro de Ensino Superior de Homeopatia);
- Farmacêutico Dr. Victor Hugo da Silva e Souza, (in memorian) catedrático em Botânica pela UFSM (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) e especialista em homeopatia;
- Farmacêutico João Alberto Machado e Souza (in memorian) que era o atual proprietário da Farmácia Homeopática Cruz Vermelha;
- Dr. Victor Hugo Leite e Souza, médico, especialista em homeopatia pela AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) que clinica hoje em dia em Santa Catarina;
- Dr. Antônio Carlos Dias e Souza, médico, especialista em homeopatia clinicando hoje em Brasília DF;
- Dra. Alice Souza Pinto, dentista, com curso homeopático pela FACIS - IBEHE;
- Farmacêutica Maria Magdalena Souza Marques, (in memorian) especialista em homeopatia pela FACIS - IBEHE e proprietária da FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES, inaugurada em 09/08/1996, mas com uma experiência de mais de 80 anos no ramo da homeopatia clássica;
- Farmacêutico João Carlos Bueno e Souza atual responsável técnico pela FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES;
- Farmacêutica Magda Cristina Souza Marques Rohers;
- Farmacêutica Cristiane Martins e Souza;
- Farmacêutica Flávia Delacoste;
- Acadêmica de Farmácia Natássia da Rocha e Souza;
- Outras Farmácias foram desmembradas da Farmácia Homeopática Cruz Vermelha que foi fundada pelo Farmacêutico João da Fontoura e Souza no ano de 1926 como a Central de Homeopatia, nesta cidade, a Farmácia Homeopática Cruz Azul na cidade de Bagé - RS, a Farmácia Homeopática Cruz Vermelha na cidade de Caçapava do Sul - RS, a Farmácia Homeopática Grandiflorus em Caçador – SC, a Farmácia Homeopática João da Fontoura e Souza em Londrina, PR;

- A FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES que fica na Rua: Cel. Niederauer,1488 em Santa Maria-RS é dirigida hoje em dia pelo neto (João L. Souza Marques) do Farmacêutico João da Fontoura e Souza
Santa Maria conta também com sua Liga Homeopática dirigida pelo Farmacêutico João Carlos Bueno e Souza , que vem realizando um ótimo trabalho tanto na cidade como em toda região central do estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Catálogo da Farmacia Souza Marques.

terça-feira, 12 de abril de 2011

LIGA HOMEOPATICA DO RIO GRANDE DO SUL COMEMORA 70 ANOS

 Dr. David Castro (a direita na foto)
No dia 17 de abril, a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) completa 70 anos de atuação no Estado, destacando-se como uma das instituições pioneiras no Brasil na divulgação da homeopatia como especialidade da área da saúde e na prestação de serviços à comunidade.
Até o final do ano, a Liga programa realizar uma série de atividades para comemorar a data, entre elas confraternização, inauguração de medalhão em homenagem a David Castro e Tribuna Popular na Câmara Municipal de Porto Alegre. O objetivo das ações é promover a especialidade e a Liga entre os profissionais médicos, farmacêuticos, odontólogos e veterinários, bem como divulgar a homeopatia para o público em geral.
Programação
Para marcar o aniversário, a entidade promove um coquetel para autoridades, parceiros, profissionais e simpatizantes no dia 16 de abril, às 17h, em sua sede, localizada na avenida Getúlio Vargas, 169, bairro Menino Deus, Porto Alegre. Na ocasião, serão lembrados os profissionais que fizeram parte da história da homeopatia no Rio Grande do Sul e instalada a éfigie de David Castro, médico homeopata pernambucano, fundador da LHRS. A peça irá substituir o monumento de Joaquim Murtinho, furtado da sede da LHRS em março de 2009.
No dia 28 de abril, às 14h, a Câmara Municipal de Porto Alegre (avenida Loureiro da Silva, 255) homenageia a Liga na Tribuna Popular – uma iniciativa do vereador professor Garcia.
De acordo com a médica veterinária Elisandra Pezzetta, presidente da LHRS, a entidade tem motivos de sobra para comemorar. “Nosso principal objetivo é divulgar a homeopatia e queremos que todos desfrutem desta terapêutica”, pontua. Como uma das mais antigas e tradicionais instituições do Brasil, a Liga segue os princípios fundamentados pelo criador da homeopatia, Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), comprovando os benefícios da terapia homeopática, que trata o semelhante com o semelhante. “Para nós, profissionais que atuamos voluntariamente na Liga, é uma grande alegria comemorar estes 70 anos”, finaliza.
Histórico
Criada em 1941, por iniciativa do médico homeopata pernambucano David Castro (1915-1980), a Liga Homeopática do Rio Grande Sul tem como objetivo a difusão da especialidade da homeopatia.
Através de Castro, a LHRS manteve programas de rádio, crônicas nos jornais locais e publicou por mais de 20 anos o Boletim da Homeopatia, iniciativas pioneiras no País. Foi responsável pela criação do primeiro monumento à homeopatia na América do Sul: a herma de Hahnemann do Parque Farroupilha (Redenção), em 1943, e pela implantação do Dia da Homeopatia no Brasil - 21 de novembro, em 1959. Além do atendimento médico nos três dispensários homeopáticos existentes à época, a Liga tornou-se sede de cursos regulares de homeopatia que se estabeleceram a partir da regulamentação da especialidade médica, a partir dos anos 1980.
Com 70 anos de história e constituindo marco fundamental da homeopatia gaúcha e brasileira, a Liga continua prestando atendimento médico e veterinário homeopático à população e aos animais, por meio do trabalho voluntário de 12 médicos e 9 médicos veterinários.
http://www.ligahomeopaticars.com.br/noticias/index.php?id=78&tipo=2044

lamasson.com.br/.../davicastro.jpg


sexta-feira, 8 de abril de 2011

HOMEOPATIA X SERIAL KILLERS

Assassino em série x Syphilinum

 Um assassino em série (também conhecido pelo nome em inglês, serial killer) é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com uma certa frequência, geralmente seguindo um modus operandi. Os crimes podem ocorrer durante um período de tempo que varia desde horas até anos.
 Quase sempre o motivo é psicológico, e o comportamento do infrator e a evidência física observada nas cenas dos crimes refletiram nuanças sádicas e sexuais.
 Como se pode ver abaixo há um tipo de serial killer que mata prostitutas, homossexuais e criaanças inocentes. Considerando  questão das polaridades provavelmente se trata de um mesmo tipo na
 Homeopatia, onde o tema da pureza se destaca. Syphillinum lava muito suas mãos por um motivo, medo da sujeira, de micróbios. Na clínica tenho observado que syph pode ter o sexo como uma coisa impura e por isto quer se ver livre de quem os pratica, por outro lado, podem se sentir impuros e invejar os puros, as crianças antes de atingir a vida sexual madura.
 Neste site você pode ler o conteúdo da carta deste último serial killer do Brasil, que matou as crianças no colégio no Rio. http://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/noticia/2011/04/leia-trecho-da-carta-do-atirador-que-invadiu-escola-no-rj.html
 “Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem usar luvas, somente3 os castos ou os que perderam a sua castidadde após o casamento e não se envolveram em adultério podem me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou ou adúltero poderá tocar no meu sangue, nenum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida”.
 Como se pode ver, ele pede perdão pelo seu csrime, logo fica difícil enquadrá-lo como um indivíduo com transtorno de personalidade antisocial (psicopata típico).
 • Jack Estripador - Assassino britânico de prostitutas.
 Suas vítimas eram mulheres que ganhavam a vida como prostitutas.
 • Jeffrey Lionel Dahmer
 Década 80/90. De significativo em sua história de infância: foi molestado por um garoto vizinho aos oito anos. Em sua mente doentia, criou a ideia de criar zumbis que seriam seus brinquedos sexuais vivos;
 • Francisco de Assis Pereira - conhecido como "Maníaco do Parque" -
 Estuprava e asfixiava as mulheres que seduzia.
 Marcelo Costa de Andrade - Estuprou e matou onze meninos, no Rio de Janeiro
 • Maníaco do Arco Íris - Assassinou 13 homossexuais entre julho de 2007 e agosto de 2008 no Parque dos Paturis em Carapicuiba - São Paulo.
 • Adimar Jesus da Silva - conhecido como "Maníaco de Luziânia" - Acusado de matar e estuprar 6 jovens entre 13 a 19 anos.
 • Marcos Antunes Trigueiro - conhecido como o "Maníaco do Industrial" ou "Maníaco de Contagem" estuprou e assassinou cinco mulheres entre 17 de abril de 2009 e 26 de fevereiro de 2010.
 • Edward Theodore Gein
 • Década de 1950. Seus crimes inspiraram o filme Psicose e embora muitos o tenham excedido em número de mortes, nunca se viu nada semelhante no campo da "aberração mental". Sempre teve dúvidas de sua
 masculinidade tendo pensado em amputar seu pênis, mas decidiu-se para tornar-se mulher frequentar cemitérios retirando corpos ou partes deles e usando como decoração em sua casa.

 Syphilinum
 [jl2 - Syphilinum - Neuro-psychic system] Fear of becoming mad, of paralysis, of becoming incurable.
 [jl2 - Syphilinum - Neuro-psychic system] Depressed, fear of being ruined.
 [jl2 - Syphilinum - Neuro-psychic system] Obsessional state; should
 wash his hands constantly for the fear of microbes; should see whether the door is well closed under lock and key.
 [jl2 - Syphilinum - Neuro-psychic system] (b) Nerves: Headache of linear type, going from one frontal eminence to the other, persistent, deep seated.
 [al2 - Syphilinum - Mind] -
Very despondent, does not think he will ever get better.
 [al2 - Syphilinum - Mind] - Feeling as if going insane, or about to be paralysed.
 [al2 - Syphilinum - Mind] - Terrible dread of night, not on account of cough so much as on account of mental and physical exhaustion when
 she awakes; it is intolerable, death is preferable; she fears to prepare for night and is positively in abject fear of suffering, in form of exhaustion on awakening; it is aggravated by cough, but it is quite independent of cough as she wakes in this awful state; always aggravated at night approaches; leaves her about daylight, which she prays for.
 Observações clínicas.
Syph piora muito à noite, podendo atravessar noites e noites sem dormir. É o tipo que mais tem medo da sujeira, ainda que possa andar muito sujo, lavam as mãos com muita freqüência por medo de micróbios.
 Aprendemos através da clínica que é o tipo que associa sexo como uma coisa suja, muito imoral. Uns chegam a desmaiar só por ouvir a palavra sexo.
 È tido pelos franceses como um tipo assimétrico. Já pude comprovar na clínica atrofia de um rim, um braço ou perna mais curto e fino do que o outro desde o nascimento, mandíbula atrofiada de um lado. As dores
 em paralela parecem ter um significado muito importante, pois a parelela lembra algo muito certinho, na clínica costumam se queixar dos que divergem de opinião com eles (não confundir com Ham que deseja
 que sua opinião seja respeitada).
 Quando o serial killer amarra suas vítimas o medicamento parece ser Abrotanum.
Texto de um e-mail escrito pelo dr. Carlos Lima Melo

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FITOTERAPIA - TRIBULOS TERRESTRIS

Os pesquisadores já descobriram que a Tribulus terrestris pode elevar significativamente os níveis dos hormônios LH e da testosterona.

Uma planta nativa da África e da Índia tem despertado a atenção aqui no Brasil por um detalhe bem interessante: por suas propriedades, ela é considerada um verdadeiro "viagra natural". Trata-se daTribulus terrestris, planta pertencente à Família Zigophyllaceae, muito rústica, capaz de se desenvolver mesmo em climas desérticos e em solos pobres.
Além do nome sugestivo que recebeu aqui no Brasil, popularmente ela é conhecida também como puncture vine e goathead (em inglês), abrojo (em espanhol) e tribulus (em italiano). Outros nomes são bem comuns (já traduzidos para a nossa língua): cabeça-de-gato, espinho-do-diabo e erva-daninha-do-diabo.
A Tribulus terrestris é uma planta herbácea rasteira e perene, que pode se comportar como planta anual em regiões de clima mais frio. Apresenta grande quantidade de espinhos, que aparecem até nos frutos. Seus ramos estendidos podem atingir cerca de 50 cm, com folhas pequenas e opostas, podendo formar de 5 a 8 pares de folhas. Na primavera e no verão, a planta produz flores amarelas, com cinco pétalas.
Cerca de uma semana após o florescimento surgem os frutos, que contém de 4 a 5 sementes. Estas sementes são muito duras e cada uma delas tem duas pontas muito afiadas, semelhantes a chifres, que além de machucar os pés quando pisadas podem até furar pneus de bicicleta. Curiosamente, estas sementes já foram usadas como armas mortais na África do Sul. Elas eram impregnadas com o suco venenoso da Acokanthera venerata e colocadas estrategicamente onde as vítimas provavelmente pisariam. A planta sul-africana Acokanthera venerata contém um glicosídeo considerado cardiotóxico, forte o suficiente para causar a morte.
Tônico sexual
Na Grécia Antiga, era comum o uso dos frutos secos da Tribulus terrestris como um laxante suave e um tônico geral. Na China, era muito utilizada para tratar problemas do fígado e como remédio cardiovascular, além de eliminar dores de cabeça e exaustão nervosa. O uso como afrodisíaco era muito comum na Índia.
Mas, na verdade, o uso mais disseminado da Tribulus terrestris é no tratamento de problemas sexuais. O uso popular relata sucesso no tratamento de infertilidade nas mulheres, impotência ou disfunção erétil nos homens e aumento da libido em ambos os sexos. Os resultados dispararam a realização de vários estudos científicos por todo o mundo, inclusive no Brasil, com resultados bem promissores.
Os pesquisadores já descobriram que a Tribulus terrestris pode elevar significativamente os níveis dos hormônios LH e da testosterona, cujos efeitos foram confirmados com o aumento na freqüência e força na ereção, além de aumento do vigor na atividade sexual. Outros efeitos positivos foram relacionados, como a diminuição nas taxas de colesterol, melhora no humor e na auto-estima.
As partes da planta utilizadas como medicamento são frutos e raízes.
No Brasil, um dos estudos com a Tribulus terrestris foi realizado pelo ginecologista Décio Luiz Alves, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O pesquisador resolveu testar a planta após avaliar um estudo sobre a eficácia da planta que envolveu 45 homens - saudáveis e diabéticos, realizado na Indonésia, em 1998. O uso da medicação proporcionou uma melhora significativa (de até 65%) no desempenho sexual dos participantes.

http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A36tribulus.htm